Roupas listradas

Roupas listradas o hit do momento.

Aí pensando nesta tendência resolvi pesquisar da onde surgiram as famosas roupas listradas. Sim, eu adoro saber a história e a procedência de cada coisa.

Então engajada na minha curiosidade li muitas coisas sobre roupas listradas mas, a que mais me chamou atenção foi esse artigo do site AUDACES .

“As listras na moda têm uma história longa. Na Idade Média, as listras eram reservadas a pessoas banidas da sociedade, doentes ou então bandidos. As listras eram vistas com desprezo, isolando os a que a vestiam. Em uma cultura em que o visível tem uma importância primordial, todos sabem ler o sentido dessas barras.

Tudo muda!

Os significados foram mudando com o tempo, e assim, as listras verticais passaram a ser usadas com exclusividade pela aristocracia, já as horizontais, pelos serviçais. Seus significados continuaram mudando ao longo da história, e com a evolução da sociedade, as listras passaram a ser usadas em roupas de banho, roupas de dormir e roupas íntimas. Foi aí que virou uniforme do proletariado, até chegarem aos uniformes dos presidiários, malandros e marinheiros miseráveis.

Isso durou até a década de 20. Durante uma temporada no litoral da França, observando os uniformes dos marinheiros franceses, a jovem Coco Chanel se inspirou e criou roupas para si mesma com esses padrões. Chanel foi uma das estilistas que mais revolucionaram a história do vestuário feminino, trazendo inovação, libertação e inversão de valores antes nunca experimentados por nenhuma outra mulher.”

Uau! Quanta coisa bacana Coco Chanel lançou!

Adoro essas mentes brilhantes que criam , transformam e despadronizam os valores impostos pela sociedade!

Imagem vocês quantas formas e valores as roupas listradas tiveram nestes últimos anos ou décadas! Hoje vemos por aí qualquer tipo de listra e das mais variadas cores.

SALVE CHANEL!!!!!!!!

Vamos abusar agora?

Roupas listradas são:

  • divertidas
  • alongam quando as listras são na vertical
  • elegantes
  • clássicas e ao mesmo tempo modernas
  • atemporais

Roupas listradas combinam com:

  • jeans
  • blazer
  • terninhos
  • saias
  • vestidos

Como criar looks com roupas listradas:

BLUSAS

As blusas são as peças mais básicas mas realçam um visual. São fáceis de compor e bem difícil de errar. Se você é do tipo que não gosta de arriscar muito, tenha no seu closet uma blusa ou uma bela camisa de listras. Você não irá se arrepender!

roupas listradas

SAIAS

As saias precisam de um cuidado especial. Não usem muitas listras na horizontal se o quadril for largo mas, abusem das listras verticais para disfarçar.

Podem ser curtas, midi, longas, você escolhe o que mais agradar.

As de cintura alta também não mostram uma “cinturinha” se as listras forem na horizontal.

roupas listradas

CALÇAS

As calças com suas listras verticais são perfeitas para alongar quem não tem muita altura como eu. É o mesmo efeito das saias. O desenho das linhas da uma ilusão de comprimento incrível!

Mas, para quem quer disfarçar o quadril , procure não usar nada muito justo nesta região, mesmo com as linhas verticais, às vezes, dependendo do tecido ou da modelagem ressaltará ainda mais as curvas. Inclusive vocês podem ler meu post falando sobre este HIT do verão! Clique aqui: Listras.

roupas listradas

VESTIDOS

Os vestidos podem ser dos mais clássicos aos mais despojados, as listras podem vir combinadas com estampas , você pode usar sobreposição e esbanjar criatividade.

Não precisam ser necessariamente colados , podem ser soltinhos, podem ter babados, transparências e recortes ou fendas.

roupas listradas

CASACOS

Já os casacos, cardigãs , jaquetas ou blazers podem dar um efeito especial num look básico.

Sabe aqueles dias que você não está muito afim de compor! Então, nestas horas um cardigã dá um efeito ótimo!!!!!

roupas listradas

As listras podem ser grandes aliadas para a composição de um look.

Hoje elas se apresentam de diversas formas, não somente na vertical ou horizontal. As listras ganharam “vários sentidos” e o mais bacana é que elas podem ser inclusive combinadas com outras estampas, o que deixa as peças com uma pegada super moderna.

Ah! não poderia deixar de falar dos conjuntinhos.

roupas listradas

Eles são meigos, românticos e podem ser explorados ao máximo. Inclusive podemos desmembrar as peças para montar outros conjuntos.

As roupas listradas são atemporais, principalmente as mais básicas, você pode usar em qualquer ocasião e qualquer estação, podem investir nas clássicas sem medo e com a certeza de que irão usar e muito.

Aproveitem!

beijinhos  e até o próximo post.

 

2 opiniões sobre “Roupas listradas”

Deixe uma resposta