Benefícios de caminhar

Meninas(os) sei dos benefícios de caminhar, mas hoje….

Não nego nadinha que gostaria de curtir essa chuvinha na cama.

Não queria nem levantar para dar o café da manhã para as crianças, por mim elas ficariam ali comigo grudadas na cama, embaixo das cobertas com os olhos bem fechadinhos e o ar geladinho fazendo cócegas no nosso nariz.

Ah! Mas como quem “está na chuva é pra se molhar“…. o despertador tocou  TRÊS VEZES e zaz depois da terceira vez a casa já estava em pé, aos gritos de “cadê minha escova”, “minha calça não secou?”, “corre que o café vai esfriar”.

Ufa! Será que toda família amanhece assim?

Bem, depois que as duas foram pra escola pintou aquela dúvida, ou melhor PREGUIÇA…

Foi quando meu corpo encontrou o sofá vazio e na hora do mergulho triunfal nas almofadas quentes , eu vi Carol (minha vizinha) no maior pique caminhando.

Não tive dúvidas (aliás, tive sim, todas as dúvidas mas….), peguei meu casaco, coloquei o tênis e com a calça do pijama quentinha fui correndo atrás dela.

Santa vontade de ficar enxuta pro verão!

Agora estou aqui, escrevendo pra vocês com a maior disposição do mundo, sabe porque? Por que a caminhada me renovou!

Se eu não visse a Carol, eu ia me jogar no sofá por alguns minutos e depois ia arrastar meu dia todinho.

Claro que o meu personal (Ricardo- abençoado) não ia poder saber de nada disso, senão ia me dar bons puxões de orelha.

Então meninas(os) contei essa história porque sei que muitas se identificam e, se vocês não cobrarem de vocês mesmas, nada irá adiantar.

Estou me sentindo outra pessoa, nem a cuca de banana eu quis provar (uhu- vitória!!!).

Prestem bem atenção:

Olha que bacana os benefícios de caminhar (achei esta pesquisa na página Minha vida):

  • Melhora a circulação – caminhar durante aproximadamente 40 minutos é capaz de reduzir a pressão arterial durante 24 horas após o término do exercício.
  • Deixa o pulmão mais eficiente – as trocas gasosas que ocorrem nesse órgão passam a ser mais poderosas quando caminhamos com frequência. Isso faz com que uma quantidade maior de impurezas saia do pulmão, deixando-o mais livre de catarros e poeiras.
  • Combate a osteoporose – O impacto dos pés com o chão tem efeito benéfico aos ossos. A compressão dos ossos da perna, e a movimentação de todo o esqueleto durante uma caminhada faz com que haja uma maior quantidade estímulos elétricos em nossos ossos. Esse estímulo facilita a absorção de cálcio, deixando os ossos mais resistentes e menos propensos a sofrerem com a osteoporose.
  • Afasta a depressão – Durante a caminhada, nosso corpo libera uma quantidade maior de endorfina, hormônio produzido pela hipófise, responsável pela sensação de alegria e relaxamento.
  • Deixa o cérebro mais saudável – Caminhar diariamente é um ótimo exercício para deixar o corpo em forma, melhorar a saúde e retardar o envelhecimento. Esse efeito antienvelhecimento do exercício pode ser possível também em relação ao cérebro, ao aumentar seus circuitos e reduzir os riscos de problemas de memória e de atenção.
  • Diminui a sonolência
  • Mantem o peso equilibrado e emagrece.
  • Controla a vontade de comer.
  • Protege contra derrames, infartos e diabetes.

Preciso dizer mais alguma coisa?

Vamos sacudir o esqueleto já!

Não importa como acordar, vá! Eu caminho com os cabelos pra cima, no inverno enrolada num cobertor, no verão com a cara toda oleosa mas, eu caminho!

Não deixem a preguiça tomar conta das horas mais preciosas, os principais benefícios de caminhar tem impacto na sua vida.

Nunca é tarde para ter uma rotina saudável!

Tem mais… nas férias eu convido até a criançada pra caminhar comigo, vira brincadeira e contagia.

Experimentem!

Esqueçam a cama quentinha ou o sofá sedutor, calcem o tênis e GO!

beijinhos e até o próximo post

 

nuticionista Flávia Monteiro 

personal Ricardo Andrade

Deixe uma resposta